segunda-feira, 7 de março de 2016

Testando receitas - Bolo Vegano Prestigio Menu Bacana

Pessoas lindas!! Como estão??
A sensação dessa semana é uma receita que achei no site Menu Bacana.
Quando vi a foto ja pensei... Esse trem deve ser bom demais! Ai comecei a ler: sem glúten, sem lactose, sem soja, sem ovo... Gente!! Que maravilha!!! Ja pensei em um priminho meu que amo de paixão que não come nada disso. Então eu resolvi que seria a próxima receita a ser testada! Alem do mais sei que tenho vários seguidores e amigos veganos, vegetarianos, alérgicos... Então vamos à essa delicia??

Pra começar vou dar a receita do leite de inhame. Sim, inhame!
Ele vai ser utilizado na receita do bolo e da cobertura.
Creio que ele possa ser substituido por outro leite vegetal de sua escolha. Não testei.

Leite de Inhame:
3 xícaras de chá de inhame cozido ao al dente ou cru (eu fiz com ele cru)
500 ml de água fervente

Sem mistérios para fazer. Coloca tudo no liquidificador e deixa bater bem.
Passar por um voal ou peneira bem fina (no meu caso usei uma peneira bem fina)
Não jogue a polpa que sobra fora!! Vamos precisar para o bolo!


Para o bolo os ingredientes são:

– 1 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de arroz;

– 1 e 1/2 xícaras (chá) de fécula de batata;

– 1/2 xícara (chá) de polvilho doce;

– 1 colher (chá) de goma xantana;

– 1 xícara (chá) de açúcar mascavo;

– 1 xícara (chá) de açúcar demerara;

– 1 xícara (chá) de cacau;

– 2 xícaras (chá) de leite de inhame;

– 1/2 xícara (chá) de óleo de coco;

– 1/2 xícara (chá) de água fervente;

– 3 colheres (sopa) bem cheias de purê de inhame;

– 1 e 1/2 colheres (sopa) de fermento em pó;

– 1 colher (sopa) de essência de baunilha.


Modo do preparo:

Preaqueça o forno a 180º (temperatura média). Em um recipiente, coloque a farinha de arroz, a fécula de batata, o polvilho doce e a goma xantana. Mexa bem até uniformizar as farinhas.
  Bata no liquidificador os demais ingredientes, com exceção do fermento, até formar uma mistura espessa. Junte essa mistura às farinhas e mexa até formar uma massa homogênea. Acrescente o fermento e misture delicadamente. 

Unte (eu untei com óleo de coco) e polvilhe uma forma com farinha de arroz. Em seguida, despeje a massa.
Leve o bolo ao forno para assar por aproximadamente 30-35 minutos ou faça o teste do palito.
Espere esfriar bem antes de desenformar o bolo.



Recheio de coco:
– 4 xícaras (chá) de leite de coco (vocês podem fazer o leite com coco in natura ou usar o pronto. No meu caso teve que ser um pronto mesmo)
– 3/4 xícara (chá) de açúcar demerara;
– 3 xícaras de coco ralado.

Leve ao fogo médio todos os ingredientes e mexa até desgrudar do fundo da panela. Reserve. Eu deixei ficar com ponto de brigadeiro.



Cobertura de cacau:

– 4 xícaras (chá) de leite de inhame; (para o bolo e a cobertura faça a receita dobrada)

– 1 xícara (chá) de açúcar mascavo;

– 3/4 xícara (chá) de açúcar demerara;

– 1 xícara (chá) de cacau;

– 2 colheres (sopa) rasas de amido de milho;

– 1 colher (sopa) de óleo de coco;

– 1 colher (sopa) de essência de baunilha.


Reserve 1 xícara (chá) de leite de inhame e as 2 colheres (sopa) de amido de milho.
Em uma panela, leve os demais ingredientes ao fogo baixo e mexa até levantar fervura. Continue mexendo por mais 5 minutos. Desligue o fogo. Dissolva as 2 colheres (sopa) de amido de milho em 1 xícara (chá) de leite de inhame reservada anteriormente. Coe a mistura do amido de milho com o leite de inhame e acrescente à calda. Ligue novamente o fogo e mexa vigorosamente até formar a consistência de mousse. Considerações: como ja estou acostumada a engrossar receitas com amido de milho eu não desliguei o forno. Antes de começar a receita ja deixei ela dissolvida no leite e so passei pela peneira no momento de colocá-lo.


Para montar o bolo deixei tudo esfriar. 
Como fiz o bolo bem a noite deixei de um dia pro outro tudo esfriando e pela manha parti o bolo em duas metades, coloquei todo o recheio e coloquei a metade do bolo em cima. A minha cobertura deu pra passar em todo o bolo generosamente e ainda sobrou um pouco que eu servi junto do bolo.





Gostaria de lembrá-los que não é uma receita minha e sim do Blog Menu Bacana que eu testei e reproduzi!!

Aqui uns videozinhos do meu snap (mcarolfaria) pra vocês ficarem morrendo de vontade de comer e façam essa receita divina!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário