quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Nhoque de mandioquinha e file mignon

Adoro comemorar as coisas cozinhando pros meus amigos. 
Gosto de casa cheia, risadas, alegria.
Como tenho um grande amigo indo jogar voleibol fora resolvi fazer um jantar especial.
Pra isso precisava de uma receita especial..
Fiquei o dia todo procurando uma receita ate que achei essa do programa É de casa e resolvi fazer.



Nhoque de Mandioquinha (Batata barôa) 

Ingredientes
1kg de mandioquinha cozida.
02 xícaras de chá (+/- 150 grs ) Fécula de batata.
02 xícaras de chá (+/- 150 grs ) queijo parmesão ralado
01 gema de ovo. (eu coloquei um ovo inteiro)
Sal/pimenta a gosto.
01 pitada de noz moscada.

Preparo

Cozinhe as mandioquinhas em água salgada, até ficarem macias. Passe pelo espremedor de batatas e deixe esfriar. Em um recipiente junte a mandioquinha, o ovo, a fécula de batata o queijo parmesão, sal, pimenta e noz moscada. Misture bem, até formar uma massa homogênea.


Eu tenho essa maquina de nhoque da foto acima, mas para fazer à mão é só em uma mesa, polvilhe a fécula de batata e faça rolinhos com a massa, depois corte o rolinho, na medida de aproximadamente de 2 cm para formar os nhoques.
Coloque os nhoques em um caldeirão de água fervente, e quando elas subirem retire e escorra. Eles já estão prontos para servir.

Fiz um molho branco com parmesão ralado e um molho pesto pra acompanhar.





Pro filet eu adaptei uma receita que ja havia visto na tv mas não me lembrava exatamente qual programa. Então arrisquei.. E dei certo!


Filet Mignon de forno

1 peça de filet mignon
Bacon em fatias
1 cebola
1 cabeça de alho
1 cenoura
Sal e pimenta a gosto

Temperei o filet com sal e pimenta e um pouco de tempero caseiro de alho e sal.
enrolei nas fatias de bacon e coloquei em um refratário.
Amassei os dentes de alho com casca e espalhei pela travessa. Fatiei a cenoura em pedaços grandes e a cebola so descasquei e cortei em cruz sem deixar os pedaços se separarem.
Cobri com papel laminado e coloquei em forno alto, pre aquecido por 30 minutos.
Passado esse tempo tirei o alumínio e deixei ate o bacon dourar. O filet ficou bem cozido.
Caso gostem dele mal passado deixe menos tempo com papel alumínio.



  




Uma sugestão é servir o nhoque com manteiga de sálvia.


Foto do instagram da minha irma!

2 comentários:

  1. Nossa Nina ficou com uma cara otima! Parabens...vc esta se aperfeiçoando cada dia mais!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Nina ficou com uma cara otima! Parabens...vc esta se aperfeiçoando cada dia mais!!!!

    ResponderExcluir