quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O que eu comi na minha viagem? Fernando de Noronha

Aviso aos navegantes... Esse post é longo! rsrsrs....

Quando resolvi viajar para Fernando de Noronha sinceramente não me preocupei com o que eu iria comer na minha estadia não. Fiquei fazendo uma contagem regressiva de meses porque estava indo realizar um sonho.
Como a primeira informação que eu tive foi: lá é tudo caro! Fui providenciando aos poucos alguns lanches para levar. 
Barrinhas de cereais, mini bolos, brownies, chocolates... Foram algumas das minhas compras. Alem de alguns salgadinhos de soja. Afinal estou em dieta permanente! Não queria abusar e nem engordar!

Ai eu fui... Algumas semanas antes eu liguei pra pousada e perguntei sobre o cafe da manha. Pão de queijo e tapioca. Ótimo! De fome não morrerei! Não vou entrar no mérito aqui da contaminação cruzada e tudo aquilo que devemos pensar porque é claro que se eu perguntasse sobre para a pessoa da pousada ela não saberia me responder portanto o que eu fiz foi apensas rezar mesmo.

Ja que chegamos no meio da tarde fomos dar uma volta e fazer algumas burocracias necessárias e resolvemos só jantar. 
O restaurante escolhido foi o Flamboyant por indicações de algumas pessoas que ja haviam estado la anteriormente. A escolha foi um peixe grelhado com camarões. Como eu não como nada com lactose comi somente o arroz dos acompanhamentos.



Eu não podia deixar de tomar uma caipirinha pra comemorar ne?

No dia seguinte, e todos os outros, teve cafe da manha com tapioca de goiabada! Gente... Que delicia! E tinha ovo tb!! Mexido, frito ou cozido. Mega agradecida!

Ai sai de mochila cheia de coisa pra um dia inteiro de passeio. Ate então super tranquilo. Parada pra almoço do Restaurante da Edilma (é o restaurante em frente o correio de esquina). Fomos atendidos pelo Anderson, que foi nosso anjo da guarda nessa viagem, e quando eu disse o que eu não podia comer ele logo olhou pra mim e falou: glúten que você não come né? Imaginem o meu sorriso. Sabia que ali eu poderia comer sem me preocupar tanto.

Resultado: o prato foi file de tubarão com salada e arroz.




No jantar eu e meu namorado fomos apenas comer uma mandioquinha e tomar algo porque o dia foi bastante exaustivo.

Nos outros dias fomos almoçar em um restaurante onde quase tudo que é servido é organico e produzido lá mesmo, chamado Ousadia. Inclusive a varanda onde as mesas ficam é onde se cultivam as alfaces. Achei super divertido e muito interessante. Tinha uma variedade enorme de salada crua, sempre fresca e o peixe era grelhado na hora, suco natural super fresco; enfim, a melhor opção para se comer bem e barato! Não tive problema algum com esses lugar. 

Ai chega o grande e tão esperado dia gastronomicamente. Festival gastronômico da Pousada do Zé Maria.




Gente.. É um show a parte! São tantos e tantos pratos que eu acho impossível comer de tudo! E todos os pratos são apresentados um a um.
Era nítido que varias coisas eu não podia comer. Então tentei não arriscar muito.
Comi salada de polvo, sashimi de salmão, salada de frutos do mar de entrada. 


Como prato principal experimentei um arroz feito com cafe, ostras ensopadas, novamente o sashimi de salmão, paella e uma salada de pepino e salmão.


No quesito sobremesa tudo tinha lactose, glúten ou os dois. Eu perguntei pra uma das cozinheiras o que não tinha glúten e arrisquei, comi a mousse de cupuaçu indicada pelo Tuca, filho do Zé Maria. E eu confirmei: SIMPLESMENTE DIVINO! Nesse pratinho ai de baixo estão alem da mousse de cupuaçu o pudim de leite e o pudim de nozes que meu digníssimo noivo comeu (fiquei noiva esse dia gente!! Que felicidade!!)


Como eu estava de ferias e não sou obrigada experimentei dois drinks divinos!



 Ai chegou o domingo. Quase nada aberto, sem movimento... 
Mas eu havia prometido que voltaria ao restaurante da Edilma pra comer a sinfonia dos mares, e voltei! Pedimos uma sinfonia dos mares e uma caldeirada. Meus amigos... O que foi aquilo!! Como o restaurante estava vazio a cozinheira e nosso amigo Anderson ficaram com a gente na mesa. Inclusive ela me perguntou se eu estava presa de tanto que eu estava comendo! kkkkkkkkkkkkkkkk... Mas eu amo tudo do mar, não podia perder essa chance!



Pra finalizar nossa estadia um jantar na segunda feira! Os meninos queriam comer pizza, então optamos por uma pizzaria que tivesse outras opções no cardápio, o lugar se chama Empório São Miguel.
Comi camarões com molho de tamarindo, arroz com amêndoas e legumes grelhados. 



Gente, em todos os lugares que comi eu disse que era celíaca, que não podia comer uma ou outra coisa e todos foram muito tranquilos com a minha solicitação de cuidado ao fazer o meu prato. Eu não tive nenhum problema de contaminação ou passei mal durante a viagem, com exceção do dia que engoli muita água salgada num dos mergulhos! rsrsrs...
Espero que gostem deste post!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário