quarta-feira, 25 de junho de 2014

Molho de Pimenta Caseiro

Hoje em dia além de intolerâncias, varias pessoas têm se preocupado com a saúde, evitando assim produtos industrializados. Corantes, sódio, adoçantes entram nessa lista de produtos que varias pessoas, como eu , evitam no dia a dia.
Tendo isso como base, fui passar um final de semana no sitio e me deparei com varios e varios vidros de pimenta em conserva, meus pés de pimenta carregados (sim, eu tenho uma horta orgânica) e fiquei pensando em uma maneira de comer aquilo tudo. 
Eu amo pimenta! Eu simplesmente amo aquele gostinho azedinho, o ardor que algumas tem e o sabor adocicado de outras..
Ai acendeu a lampada da ideia! 
Vou fazer um molho de pimenta!!
Depois de procurar por vários livros de receitas e aplicativos do celular achei uma receita de tabasco caseiro e resolvi fazer. Do meu jeito, é claro! A receita original se encontra no aplicativo Tudo Gostoso e se chama Molho de Pimenta Tabasco Caseira.

A receita é a seguinte:

- 300g de pimenta malagueta
- 1L de vinagre de vinho branco
- 1 colher de sopa de nós moscada
- 1 dente de alho inteiro
- 3 colheres de sopa de sal grosso
- 2 colheres de sopa de açúcar refinado

Modo de Preparo

Separe os talinhos das pimentas e retire as pimentas machucadas. 
No meu caso eu peguei as pimentas que eu tinha em conserva, tirei todo o caldo e os talos. Usei pimenta biquinho, dedo de moça, comari e malagueta. Coloquei duas pitadas de pimenta calabresa e no lugar do sal grosso coloquei metade da receita de tempero caseiro de alho, sal e ervas aromáticas. E fiz somente meia receita.


Bata as pimentas com o vinagre de vinho branco aos poucos ate obter a textura de molho. Acrescente o dente de alho e a noz moscada e bata por 3 minutos. 
Acrescente o sal grosso e o açúcar e bata em velocidade média por mais 5 minutos.



Passe por uma peneira fina e armazene em um recipiente de vidro por 3 meses.
  

O resultado foi um molho delicioso, encorpado e forte porque usei pimentas bem ardidas.
Espero que vocês gostem!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário