segunda-feira, 2 de junho de 2014

Angu à baiana

Nesse friozinho que tem feito aqui em Belo Horizonte eu fico tentando achar opções de comidas gostosas e que possam acompanhar um bom vinho.
Assistindo o programa Que Marravilha - Revanche no sábado me deu um grande ideia! Vou fazer um angu à baiana pros meus amigos!
Claro que eu fui procurar a receita e resolvi criar a minha própria receita.
Modéstia à parte ficou delicioso!!!
Então vamos à essa delicia!

Ingredientes:
Molho
- 1 vidro de polpa de tomate (500ml)
- 2 fatias grossas de bacon picado
- 300g de linguiça de pernil
- 200g carne moída
- 1 cebola roxa picada
- 1/2 pimentão verde picado
- 1/2 pimentão vermelho picado
- 7 dentes de alho
- Manjericão à gosto
- Pimenta calabresa à gosto
- Sal à gosto
- Pimenta do reino à gosto (usei um mix de pimentas em grãos)

Angu
- 250g de fuba pré cozido (Usei no lugar do fuba milharina)
- 1L e meio de agua
- 1 colher de tempero caseiro
- 2 colheres de sopa de manteiga (a gosto)

Modo de preparo
Primeiro o molho.

Tire a linguiça da tripa. Em uma panela grande frite o bacon e a linguiça em um fio de azeite ate dourar. Acrescente a cebola e quando começar a ficar transparente junte o alho amassado. Acrescente a carne moida (eu tempero ela antes de colocar na panela.) e deixe fritar tudo junto. 


Acrescente os pimentões, manjericão (ou cheiro verde) as pimentas e misture bem. Junte a polpa de tomate, abaixe o fogo e deixe cozinhando enquanto faz o angu. Se achar necessário acrescente um copo de água filtrada ao molho.






Para o angu coloque a água ainda fria em uma panela e junte o fuba. Misture bem para que não fique nenhuma pelota na massa. Tempere à gosto. Ligue o fogo baixo e mexa sem parar ate se formar uma massa pastosa. Aproximadamente 10 minutos de cozimento ele ja tem a consistência desejada. Junte a manteiga e misture bem. Desligue o fogo.
Para servir coloque o angu em um prato fundo e o molho em cima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário