segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Nossa!!! Você não pode comer NADA???

Tai a pergunta que mais me irrita!!
Você não pode comer nada????? Não, eu vivo de luz e vento!!!
As pessoas estão tão acostumadas a comer o seu pãozinho de manha, macarrão no almoço e pizza no jantar que acham que um celíaco não come nada, ou melhor, só come pão de queijo!
Hoje em dia existem alguns supermercados, lojas especializadas em produtos sem lactose, sem glúten e sem diversos outros ingredientes que causam alergias!
Hoje em dia eu como um pão de forma sem glúten de manha, mas antes de ter "achado" esse pão eu comia tantas outras coisas que eu nem me importava com o pão francês da pessoa do meu lado.
Frutas, laticínios, biscoitos caseiros, bolo, ovos mexidos... Olha o tanto de coisa boa que eu posso comer!!
O meu problema com o pão de queijo é que realmente eu posso comer, sim, é uma delicia! Mas imagina você chegar em todas as reuniões de família, aniversários e afins, sempre ter um tanto de coisa diferente, salgadinhos, bolos, tortas, roscas, ai vira uma tia e fala: lembrei de você, fiz pão de queijo!!! So que essa cena foi repetida milhares de vezes por 28 anos! Chega uma hora que o maldito pão de queijo te deixa com vontade de matar um!!
Ai você comenta educadamente que não aguenta mais comer o tal pãozinho e vira um e fala: mas você não pode comer nada!!! Eu fiquei azul, vermelha, cor de rosa com bolinhas roxas!! Minha resposta foi simples: ninguém nunca teve o trabalha de me ligar pra perguntar o que eu posso comer! Me pedir um receita sem glúten, TEM MUITA COISA QUE EU POSSO COMER!! 
E muita coisa gostosa!!!
Se procurarmos na internet, livrarias, bancas de jornal existem livros e revistas com diversas receitas sem gluten fáceis de fazer e de dar água na boca em qualquer pessoa!
Como uma grande amante da culinária eu pesquiso sempre e achei super interessante quando eu vi nos últimos meses nos programas Mais Você e no Canal Bem Simples programas inteiros dedicados a pessoas com Doença Celíaca e outros problemas alimentares!
Então não custa nada tirar 10 minutos do seu tempinho pra procurar uma receita bem gostosa sem glúten e fazer na próxima reunião de família! 

3 comentários:

  1. eu também passo por isso!!! Tenho a doença desde os 2 anos, mas somente fui diagnosticada com 24!!! Ou seja, foram várias idas ao hospital com dores horrorosas na barriga, diarreia crônica... e muita gente me chamava de mimada, achavam que eu estava chamando a atenção.
    E a vida do celíaco é bastante interessante: comemos tudo saudável, não nos entupimos de porcaria, levamos sempre nosso lanchinho...
    E, claro, criamos receitas incríveis!!! eu faço um guizado de berinjela e abobrinha com shoyo maravilhoso! minha pizza é deliciosa! faço diversos molhos para meu macarrão! E torradas de batatas!!! e olha, toda semana tem jantarzinho na minha casa para os amigos experimentarem meus quitutes!
    é preciso respeitar o celíaco, além de criar um ambiente propício para que ele possa conviver com as pessoas que não apresentam intolerâncias alimentares!!!

    ResponderExcluir
  2. pois é, passamos pelo processo da fotossíntese!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir